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07. Regras Básicas
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07. Regras Básicas
USANDO A SORTE
Assim como a Energia, a Sorte do seu personagem sempre pode mudar. Você sempre pode gastar 1 ponto de sorte para mudar um resultado indesejado no dado. Tirou 1 na rolagem de pontos de atributo? Use a sorte, e jogue de novo. Falhou no teste para saltar do penhasco e se esborrachou no asfalto? Pague 1 ponto de sorte e mude o resultado.
Todo personagem já começa o jogo com 3 pontos de sorte. Quando um ponto é gasto, ele some permanentemente, mas o personagem pode aumentar sua sorte em campanha. Além do bônus de +2 ganho ao subir de nível, o personagem pode ganhar mais pontos quando ele faz o seu dever e age corretamente, ou quando coisas boas acontecem com ele (ainda não acredito que saí vivo daquela tumba!)
EQUIPAMENTO IMPRÓPRIO
O Sistema DX permite que o personagem use a arma ou armadura que tiver. Um policial poderia usar uma espada medieval por exemplo. Mas não é adequado usar uma arma ou armadura imprópria para sua classe. Quando um personagem usa uma arma que não é adequada, a arma não oferece bônus (uma espada +3 se torna +0 na mão de um arqueiro). Já com as armaduras, o bônus não é perdido mas o dado de dano (seja para magias ou ataques corpo a corpo ou á distãncia) não entra na força de ataque ou cura. Então, qualquer ação que exija que o jogue 1 ou mais dados perde esse dado, se ele estiver usando uma armadura inadequada. Normalmente, Magos e Clérigos usam roupas, ladrões e arqueiros usam armaduras de couro ou roupas e guerreiros usam armaduras férreas. Cabe ao mestre decidir que equipamento é adequado para cada classe.
ATENÇÃO: Freelancers (personagens sem classe) podem usar a arma ou armadura que quiser sem perder seu bônus.
INIMIGOS QUE DROPAM ITENS
Quando um inimigo morre ele pode (ou não) deixar itens ou dinheiro. O item geralmente é um equipamento ou item de cura. Isso varia de inimigo para inimigo e da vontade do mestre.
ATENÇÃO: Monstros geralmente não dão dinheiro, afinal, eles não tem nem unidade montária pra isso. Mas monstros podem deixar pedras preciosas! Cada uma pode ser vendida a um preço diferente. Prata, platina, pirita e hematita valem menos que rubi, diamante, ouro ou pérola por exemplo.
RAÇAS
Você percebeu que neste manual não há um capítulo específico para raças, mas isso é justamente porque o autor esqueceu de colocar. Mas não se preocupe! Uma raça é como uma classe, mas um personagem pode ter 1 raça e 1 classe ao mesmo tempo. Vamos á algumas raças comuns:
Elfos, Kemonos - Recebem Vel +1d.
Anões - Recebem Vit +1d.
Fantasmas - Tem o poder único de atravessar paredes e voar. Em compensação, só pode levar dano e causar dano por magia e armas mágicas, e só pode ser curado por necromantes ou poções de cura para mortos. Poções e itens de cura normais, assim como magias, causam dano ao invés de curar.
Minotauros, Orcs, Ogres e Trolls - For +1d.
Máquinas - Máquinas (robôs, mechas, golens...) recebem Vit +1d, mas não podem recuperar energia com itens de cura e quando chegam a 0 energia, eles ficam estragados, mas podem ser consertados. Máquinas não tem mente própria, não são afetados por poderes mentais e vivem para obedecer ao seu construtor. NPCs mecânicos podem consertar máquinas, no caso de Golens, são magos da terra que podem consertá-lo.
Caso um personagem não faça parte de nenhuma dessas raças, ele é automaticamente considerado Humano. Monstros que também não tenham nenhuma dessas raças são chamados Youkais. O mestre também pode criar novas raças se quiser.
Assim como a Energia, a Sorte do seu personagem sempre pode mudar. Você sempre pode gastar 1 ponto de sorte para mudar um resultado indesejado no dado. Tirou 1 na rolagem de pontos de atributo? Use a sorte, e jogue de novo. Falhou no teste para saltar do penhasco e se esborrachou no asfalto? Pague 1 ponto de sorte e mude o resultado.
Todo personagem já começa o jogo com 3 pontos de sorte. Quando um ponto é gasto, ele some permanentemente, mas o personagem pode aumentar sua sorte em campanha. Além do bônus de +2 ganho ao subir de nível, o personagem pode ganhar mais pontos quando ele faz o seu dever e age corretamente, ou quando coisas boas acontecem com ele (ainda não acredito que saí vivo daquela tumba!)
EQUIPAMENTO IMPRÓPRIO
O Sistema DX permite que o personagem use a arma ou armadura que tiver. Um policial poderia usar uma espada medieval por exemplo. Mas não é adequado usar uma arma ou armadura imprópria para sua classe. Quando um personagem usa uma arma que não é adequada, a arma não oferece bônus (uma espada +3 se torna +0 na mão de um arqueiro). Já com as armaduras, o bônus não é perdido mas o dado de dano (seja para magias ou ataques corpo a corpo ou á distãncia) não entra na força de ataque ou cura. Então, qualquer ação que exija que o jogue 1 ou mais dados perde esse dado, se ele estiver usando uma armadura inadequada. Normalmente, Magos e Clérigos usam roupas, ladrões e arqueiros usam armaduras de couro ou roupas e guerreiros usam armaduras férreas. Cabe ao mestre decidir que equipamento é adequado para cada classe.
ATENÇÃO: Freelancers (personagens sem classe) podem usar a arma ou armadura que quiser sem perder seu bônus.
INIMIGOS QUE DROPAM ITENS
Quando um inimigo morre ele pode (ou não) deixar itens ou dinheiro. O item geralmente é um equipamento ou item de cura. Isso varia de inimigo para inimigo e da vontade do mestre.
ATENÇÃO: Monstros geralmente não dão dinheiro, afinal, eles não tem nem unidade montária pra isso. Mas monstros podem deixar pedras preciosas! Cada uma pode ser vendida a um preço diferente. Prata, platina, pirita e hematita valem menos que rubi, diamante, ouro ou pérola por exemplo.
RAÇAS
Você percebeu que neste manual não há um capítulo específico para raças, mas isso é justamente porque o autor esqueceu de colocar. Mas não se preocupe! Uma raça é como uma classe, mas um personagem pode ter 1 raça e 1 classe ao mesmo tempo. Vamos á algumas raças comuns:
Elfos, Kemonos - Recebem Vel +1d.
Anões - Recebem Vit +1d.
Fantasmas - Tem o poder único de atravessar paredes e voar. Em compensação, só pode levar dano e causar dano por magia e armas mágicas, e só pode ser curado por necromantes ou poções de cura para mortos. Poções e itens de cura normais, assim como magias, causam dano ao invés de curar.
Minotauros, Orcs, Ogres e Trolls - For +1d.
Máquinas - Máquinas (robôs, mechas, golens...) recebem Vit +1d, mas não podem recuperar energia com itens de cura e quando chegam a 0 energia, eles ficam estragados, mas podem ser consertados. Máquinas não tem mente própria, não são afetados por poderes mentais e vivem para obedecer ao seu construtor. NPCs mecânicos podem consertar máquinas, no caso de Golens, são magos da terra que podem consertá-lo.
Caso um personagem não faça parte de nenhuma dessas raças, ele é automaticamente considerado Humano. Monstros que também não tenham nenhuma dessas raças são chamados Youkais. O mestre também pode criar novas raças se quiser.
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